É possível identificar no desporto competitivo uma séria de fatores que podem contribuir ou prejudicar as equipes, tornando-as mais alegres ou apáticas, tanto no grande grupo como individualmente, assim como proporcionar maior coesão do grupo.
A relação atleta-treinador tornou-se um dos principais fatores para o bom rendimento e desempenho de uma equipe. O treinador com seu papel de orientar, ensinar, comandar, enfim, liderar, enquanto os atletas buscam líderes que saibam exercer estas funções entendendo-os nos momentos difíceis e conduzindo-os as vitórias.
Outro fator importante é a motivação dos atletas, sem ela aumentam e muito as dificuldades para alcançarem o êxito no desporto, e isto, depende, em grande parte, da liderança do treinador. Dentro deste contexto, no qual o sucesso da equipe depende em grande parte do técnico, comparando a conduta desejada pelos atletas (perfil desejado) e a conduta real Equipa técnica de uma equipe de futebol.
Presentemente, o 1º Dezembro dispoem de uma Equipa Técnica (Bastos Lopes e Paulo) muito personalizada e onde o factor atleta-treinador tem contribuido para o bom desempenho-rendimento, com a contribuiçao de um capitao de equipa (Angel) também com muita personalidade e dedicaçao e elo de ligaçao eficaz entre técnicos e atletas.
Um Departamento muito forte e blindado, e atento a todos os problemas que surgem tanto na vertente Social/Desportiva, como na parte logistica (Rui Cunha-Vitor Cabaço-Jorge-Climério) e o Departamento Clinico(Brazao) e Tecnica de Equipamentos (Corina) todos o Grupo é um Só.
Todos estes factores factores tem contribuido para a melhor época dos ultimos anos.